terça-feira, 24 de maio de 2011

Emerson Fittipaldi o verdadeiro herói brasileiro do automobilismo


Bem amigos do Blog hoje como primeira postagem irei falar sobre o verdadeiro herói do automobilismo na formula 1, muitos falam da briga Senna X Piquet, de Chico Landi como pioneiro no automobilismo brasileiro mundo afora, mas poucas pessoas dão a atenção, ou não dão o valor devido que e Emerson Fittipaldi.
Emerson nasceu em 12 de dezembro de 1946, filho do jornalista Wilson Fittipaldi mais conhecido como “Barão”, logo ele viu que sua paixão era a velocidade, sagrou se campeão paulista de kart em 1965.
Estreou na formula vê em 1967 ganhando cinco das sete provas “carro construído pelo seu irmão Wilson Fittipaldi Jr”, que teve uma breve experiência de formula 3 inglesa, nesse mesmo ano de 1967 Emerson voltou a ser campeão de kart.
Logo Emerson percebeu que teria que migrar para a Europa caso quisesse “algo a mais” no automobilismo e reconhecimento, pois o automobilismo do Brasil enfrentava uma crise e pilotos como Luiz Bueno e Ricardo Achcar iriam juntos para a Europa mas acabaram desistindo.
Emerson estreou no automobilismo europeu em 17 de abril de 1969 na Holanda na Formula Ford, no mesmo ano estrearia na Formula 3 inglesa sagrando se campeão logo de inicio, Colin Chapman dono da equipe Lotus que de bobo não tinha nada, percebeu o talento de Emerson e ofereceu a vaga de terceiro piloto de sua equipe para o ano de 1970.
Logo na primeira corrida no Grande Prêmio da Inglaterra em Brands Hatch Emmo conseguiu um ótimo resultado: vindo das ultimas posições foi se recuperando e chegou em oitavo, três semanas mais tarde no Grande Prêmio da Alemanha consegue seus primeiros pontos na categoria máxima do automobilismo chegando em quarto no belíssimo circuito de Hockenheim “Triste ver que o circuito foi dilacerado e transformou-se na merda que e hoje” mas que chega o fatídico Grande Prêmio da Itália.
Quando chegou em Monza para a tradicional corrida o companheiro de Emmo e primeiro piloto da equipe Jochen Rindt líder do campeonato pediu a Emerson para “amaciar “ o seu carro, algo comum naquela época. Emerson entra no carro do líder do campeonato e destrói o carro de Rindt, Chapman puto com Emerson e também sem chance do carro de Rindt ficar pronto para a corrida no dia seguinte, deu o carro de Emmo para o austríaco poder competir já que o mesmo estava na liderança do campeonato.
Durante a corrida a suspensão do carro de Rindt quebra e o piloto perde o controle do carro bantendo violentamente na curva parabólica matando instantaneamente (poderia ter sido o Emerson).
De luto a Lotus ficou de fora por duas corridas e voltou no Grande Prêmio do Estados Unidos em Watkins Glen. Emerson pilotando magistralmente no circuito americano conquista a primeira vitória oficial do Brasil na Formula 1, dando a Rindt o titulo póstumo do campeonato de Formula 1 em 1970.
Lotus Turbina de 1971
O ano de 1971 Emerson não obteve vitória mas conseguiu três podium pela problemática Lotus 56b “primeiro carro com motor turbina na formula 1” que falarei nos próximos posts, era esperar a temporada de 72 para começar a ver outros horizontes.

O ano de 1972 foi um ano mágico para o automobilismo brasileiro, imagina se a primeira vitória em 1970 foi uma euforia para os pilotos, imagina o primeiro campeonato mundial de formula 1. Emerson venceu cinco provas e tornou se campeão mundial mais jovem com 25 anos, recorde que seria batido somente em 2008 com o titulo de Lewis Hamilton.
Com o primeiro titulo do Brasil na formula 1 e o sucesso de Emerson na categoria Top, foi o propulsor que precisava para os jovens pilotos brasileiros arriscarem no automobilismo mundial e serviu como vitrine para vários patrocinadores e também, podemos dizer, ao governo que na idéia de “ O milagre brasileiro” usou Emerson como o Brasil que dava mais credibilidade ao governo militar.
Lotus Ford 72 D, Campeão em 1972.





Termimo essa primeira parte sobre Emerson Fittipaldi pois o texto esta grande e muita gente estará com preguiça de ver todo. Logo nos post adiante irei falar do bicampeonato, do fracasso da Coppersucar e da retirada de Emmo na Formula 1.


Até...

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