quinta-feira, 26 de maio de 2011

Emerson Fittipaldi o verdadeiro herói brasileiro do automobilismo parte II



Bem, dando continuidade sobre Emerson Fittipaldi falarei sobre a temporada de 1973 e seu desligamento com a Lotus.
Em 1973 começou com muita expectativa do povo brasileiro. Teríamos oficialmente o primeiro Grande Prêmio do Brasil (lembrando que em 1972 era uma prova extra oficial) e o começo foi ótimo, Emerson venceu na Argentina, no Brasil levando a loucura os torcedores no circuito de Interlargos, e Emmo venceria também o Grande Prêmio da Espanha no circuito de Montjuic, em quatro provas Emmo vencera três.
Porém a partir da sétima corrida Emerson sofreu com a falta de confiabilidade do Lotus  72E abandonando em três corridas seguidas, na 13 etapa no circuito italiano de Monza Emmo era o segundo logo atrás de seu companheiro de equipe Ronie Peterson, era combinado entres os pilotos da Lotus que era para deixar Emerson ganhar e assim ele teria chance de continuar a briga pelo titulo com Jackie Stewart, fato que não aconteceu, Peterson ganhou a corrida Emmo chegou em segundo e Stewart chegou em quarto e sendo campeão mundial de pilotos em 1973. Esse não cumprimento de ordem de equipe fez com que Emmo assinasse com a McLaren para a temporada de 1974.
Emerson na McLaren em 1974 Bicampeão mundial
Na temporada de 1974 Emmo venceu três corridas “Sendo umas delas o Grande Prêmio do Brasil” pela segunda vez consecutiva, e consagrou se  bicampeão mundial de Formula 1 após uma batalha na pista com o piloto Clay Regazzoni. A temporada de 1975 Emerson ainda na McLaren venceu duas vezes(Argentina e Inglaterra) sendo vice campeão perdendo para Niki Lauda da Ferrari.
Emerson com dois títulos mundiais (1972 e 1974) e dois vice (1973 e 1975) decidiu entrar no projeto do seu irmão Wilson para guiar uma equipe brasileira na formula 1: A Coopersucar.
Emerson segundo lugar GP do Brasil em 1978
Talvez tenha sido uma das piores decisões de Emerson que com certeza teria mais cinco anos brigando por vitórias e títulos.A Coopersucar em determinados momentos projetou carros competitivos como o F5 de 1978 onde seria segundo no Grande Prêmio do Brasil realizado no circuito de Jacarepaguá  e o F7 de 1980 onde no Grande Prêmio dos Estados Unidos em Long Beach terminaria em teceiro sendo assim, seu último podium na formula 1 e tambem sendo seu  ultimo ano na categoria máxima do automobilismo.

Ultimo ano de Fittipaldi na formula 1 
No total Emerson venceu 14 corridas, obteve dois títulos mundiais “1972 e 1974” e mais dois vice campeonatos “1973 e 1975”, em breve falarei da aventura na Indy e o acidente em Michigan em 1996 que fez Emmo abandonar as corridas.











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