terça-feira, 7 de junho de 2011

Emerson Fittipaldi o verdadeiro herói brasileiro do automobilismo ultima parte

Bem no ultimo capitulo sobre Emerson falaremos da aventura dele na formula Indy. Emerson falava que nunca correria na formula Indy, que era uma coisa suicida correr em circuitos ovais, mas como estava praticamente falido por causa do projeto de uma equipe na formula 1 logo ele aceitou um contrato da equipe Patrick para correr o campeonato de 1984.
Logo na estréia ele venceu no circuito oval de Michigan e em cinco anos Emmo venceu seis corridas, no campeonato de 1989 ele venceu cinco vezes incluindo as 500 milhas de Indianápolis e tornou se  o primeiro brasileiro campeão da formula Indy, venceria Indianápolis em 1993 tomando suco de laranja no lugar do tradicional leite para promover o produto de sua fazenda, algo do qual receberia muitas criticas.
O ano de 1996 começou com dificuldades para Emerson e ainda teve a morte de Jeff Krosnoff durante a realização do Grande Prêmio de Toronto e na corrida seguinte a formula Indy voltaria para os Estados Unidos para as 500 milhas de Michigan. Emerson e tocado por Greg Moore e bate violentamente no muro causando lesões na coluna impossibilitando de retornar as pistas pois Emerson já possuía 50 anos e uma volta seria muito risco dado a gravidade do acidente.
Esse foi Emerson Fittipaldi o principal piloto de formula 1 brasileiro na minha opinião pois esse abriu as portas para vários brasileiros e permitiu que tivéssemos uma década de 80 e 90 vitoriosa no esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário